Stoneage Technology - responsive page

Notícias

01 de Maio de 2013 / Stoneage Technology

Consultoria | Exemplos de Cloud Computing

Depois de compreendermos o que é o cloud computing, vamos verificar alguns exemplos.

E-mail

Desde a popularização do Hotmail e do Gmail, que o e-mail funciona cada vez mais na nuvem. Antes, o e-mail tinha que ser obrigatoriamente gerido através de um programa como o Outlook, que arquiva os e-mails no computador do utilizador. Com o e-mail a funcionar na "nuvem", o utilizador não tem de aceder ao seu correio obrigatoriamente em um só computador. Basta aceder à sua conta

 

Facebook

A rede social é talvez o mais famoso e utilizado recurso a funcionar na nuvem. Todas as fotos, links, comentários, imagens, graçolas, mensagens, dados pessoais, etc., etc., que publicamos no Facebook ficam armazenados num servidor que o Facebook possui, algures nos Estados Unidos ou no mundo. A conta é nossa - mas o disco rígido onde os dados ficam é de Mark Zuckerberg.

 

Homebanking

Guardar o dinheiro no banco foi provavelmente a primeira e mais antiga forma de "cloud computing". O dinheiro entregue numa agência bancária continuava a pertencer ao cliente, mas deixava de estar fisicamente no "computador", isto é, no colchão e passava a estar numa "nuvem" formada pela rede de agências do dito banco.

Hoje em dia, além do dinheiro, são também os restantes dados de gestão das nossas contas bancárias que estão arquivados nos servidores da Banca.

 

Portal das Finanças

As Finanças são um bom exemplo de serviço que permite aos utilizadores funcionar em desktop ou na nuvem. Durante o preenchimento da declaração electrónica de IRS, o utilizador pode escolher duas formas de "ir preenchendo" os dados:

- ou na aplicação electrónica do próprio Portal das Finanças, dentro da área pessoal do contribuinte (a nuvem)

- ou descarregando a aplicação de preenchimento para o computador, instalando e preenchendo os dados. Aí, só no final é que os dados são exportados/enviados do computador do contribuinte para o servidor do Fisco.

Mas isto refere-se apenas à forma como trabalhamos os nossos dados antes de os submetermos. Naturalmente, depois de os submetermos, todos os dados ficam arquivados nos servidores do Ministério tutelado actualmente por Vítor Gaspar - ou seja, na nuvem. 

 

Gestor de conteúdos (backoffice) de websites dinâmicos

O cloud computing permitiu também que as empresas passassem a poder controlar de forma mais rápida e dinâmica o conteúdo das suas páginas web. Através de um gestor de conteúdos ligado ao site, e acessível através de login e password, as empresas podem colocar campanhas, eventos, produtos, promoções, e actualizar um blogue com toda a facilidade. Agora, o web design é apenas um dos componentes que fazem de um site uma ferramente de vendas eficaz - a qualidade dos conteúdos passou a ser igualmente importante. 

O gestor de conteúdos das páginas web da Stoneage funciona na "nuvem". Contacte-nos para mais informações.

Voltar

Encontrou o que procurava?

Peça já um Orçamento
Consultoria | Exemplos de Cloud Computing | Stoneage Technology
consultoria---exemplos-de-cloud-computing - Depois de compreendermos o que é o cloud computing, vamos verificar alguns exemplos.
consultoria---exemplos-de-cloud-computing - Stoneage Technology, agencia digital, web marketing, webmarketing, web design, webdesign, webhosting, web hosting, SEO, redes sociais, gestao de conteudos, paginas web, paginas de internet, loja online, Caldas da Rainha, Viseu, Porto, Consultoria | Exemplos de Cloud Computing